Expertise

Trabalho do Dr. Flávio Miorim, médico da Integra, garante anestesia eficiente em cirurgia para correção de caso grave de escoliose

O conhecimento técnico e científico dos médicos da Integra Anestesia são diferenciais muito úteis ao trabalho de cirurgiões e demais integrantes das equipes multiprofissionais. Porém, quando o assunto é bem-estar, entre os pacientes, tais qualidades tornam-se decisivas!

Um bom exemplo está em um procedimento ortopédico bastante complexo realizado, recentemente, com a participação do Dr. Flávio Miorim no Hospital Israelita Albert Einstein. O anestesiologista da Integra colaborou com uma artrodese de coluna toraco-lombar realizada em função de um caso grave de escoliose.

“Operações como essa demandam um monitoramento detalhado das funções motoras do paciente para evitar o risco de lesões medulares, por exemplo. Por esse motivo, o cirurgião, em conjunto com um fisiologista, promove o estímulo de pontos específicos da coluna. De acordo com as respostas obtidas, conseguimos detectar ou mesmo corrigir eventuais intercorrências provocadas pela passagem dos parafusos utilizados para a fixação das hastes que corrigem o posicionamento das vértebras”, explica o Dr. Flávio.

O médico acrescenta que, embora seja indispensável, esse tipo de cuidado dificulta a aplicação de anestesia, já que impede o uso de medicamentos, como bloqueadores neuromusculares. “Tais substâncias anulam a possibilidade de obter o feedback que esse tipo de verificação necessita”, esclarece o anestesiologista.

Como alternativa, o Dr. Flávio recorreu à aplicação de uma anestesia venosa total com infusão contínua de anestésicos como propofol, remifentanil e cetamina. Além disso, utilizou ácido tranexâmico, um antifibrinolítico, para evitar sangramentos excessivos. “Ao fim da cirurgia, instalamos uma bomba de PCA de morfina endovenosa para auxílio do controle álgico pós-operatório”, completa.

A estratégia foi bem-sucedida. Além de funcionar de maneira eficaz durante toda a operação, o plano anestésico adotado pelo médico da Integra contribuiu bastante com o controle das dores pós-operatórias. “Ficamos muito contentes com os resultados! Mesmo após passar por uma reformulação quase completa no formato de sua coluna, a paciente acordou bem e com dores discretas. Tanto que iniciou o processo de deambulação e fisioterapia em menos de 24h”, conclui o anestesiologista.

Quer saber mais sobre este procedimento? Ficou com alguma dúvida? Faça a sua pergunta para o Dr. Flávio, enviando um Direct para @integra_anestesia.

#Ortopedia #Expertise #TrabalhoDiferenciado #PacienteemPrimeiroLugar

Compartilhar: