27 de julho: Dia do Pediatra

Dra. Renata Garrafa, otorrinolaringologista parceira da Integra, traz esclarecimentos importantes sobre alguns dos problemas respiratórios mais frequentes entre as crianças!

Nesta quarta-feira (27/07), comemoramos o Dia do Pediatra. Portanto, gostaríamos de parabenizar todos aqueles que atuam nesta que é uma especialidade tão importante!

Além disso, vale lembrar que a maior parte dos pacientes pediátricos que atendemos estão na área de otorrinolaringologia. Logo, não poderíamos deixar de aproveitar a data de hoje para trazer alguns esclarecimentos importantes da otorrinolaringologista parceira da Integra Anestesia, Dra. Renata Garrafa, sobre alguns dos problemas respiratórios mais frequentes entre as crianças.

Segundo a médica que atende um grande número de pequeninos em sua rotina de trabalho, sintomas como ronco, respiração pela boca, falta de ar e excesso de secreção nasal podem indicar quadros um pouco mais complexos do que rinite alérgica, por exemplo. Esses também podem ser sinais de adenoide ou carne esponjosa – maneira como a doença é, popularmente, conhecida.

Dra. Renata Garrafa

“Embora rinite incomode bastante e até possa evoluir para quadros mais graves, quando não tratada, o problema demanda apenas um tratamento medicamentoso para ser resolvido. Já a carne esponjosa, quando muito aumentada, só pode ser solucionada por meios cirúrgicos”, revela a médica.

Ciente da preocupação dos pais diante da necessidade de uma cirurgia, a Dra. Renata garante que não há o que temer. “O tratamento cirúrgico de adenoide dura cerca de 30 minutos e não causa dores pós-operatórias. Ao ser realizado, contribui bastante com a saúde das crianças, já que melhora aspectos indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo de cada uma delas, como o sono”, explica.

A médica ainda destaca que outro fator positivo nesse tipo de operação é que tudo sempre acontece sob anestesia geral. “Essa é mais uma razão pela qual os pequeninos ficam livres de incômodos. Quanto ao bem estar emocional dos familiares, o trabalho dos anestesiologistas também pode fazer a diferença. Os médicos da Integra, por exemplo, são extremamente atenciosos, tirando dúvidas e mantendo os pais informados no decorrer de toda a cirurgia. Isso traz segurança e um clima de tranquilidade ao longo de todo o atendimento!”

Conhece crianças com os sintomas comentados aqui? Se sim, entre em contato a Dra. Renata pelo perfil @otorrinogarrafa e saiba como diagnosticar e tratar eventuais problemas que possam estar afetando a saúde delas!

#DiadoPediatra #Pediatria #Otorrinolaringologia #Parceria #SaúdeInfantil #Bem-estar #Conforto #PacienteemPrimeiroLugar